CAPACITAÇÃO DOCENTE: AS METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO
Ana Paula
Haiek Martinez – Coordenadora Pedagógica
Ieda Aparecida
de Jesus Couto Estacio – Diretora de Escola Técnica
ETEC Dona
Escolástica Rosa - Santos
Descrição da ação:
Em Reunião
Pedagógica, foi apresentado o emprego das metodologias ativas por meio
de ações formativas, realizadas com docentes da Etec Dona Escolástica
Rosa, que aprenderam e desenvolveram novos métodos e técnicas, para posterior
utilização em sala de aula.
Esta ação seguiu a seguinte
metodologia:
A) Sala
de Aula Invertida
Os
professores, divididos em grupos por habilitação, conheceram a Metodologia
Ativa definida, através de vídeo enviado pelo Whatsapp na manhã do dia anterior
à Reunião Pedagógica;
Quadro 1: Descrição
das Metodologias Ativas enviadas aos professores
Metodologia Ativa
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Funcionamento
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Storytelling
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As pessoas pensam em
formato de narrativas ou histórias e é desta maneira que elas compreendem o
mundo, através de personagens, desejos e motivações (SUTHERLAND, 2014).
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Aula
Expositiva Dialogada
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Pode ser definida
como uma aula expositiva mais atrativa para os discentes. Assim, o professor
deve ser capaz de construir uma interação com os alunos. O docente desenvolve
problemáticas que motivam os alunos que explanam suas ideias sobre o referido
problema e/ou questão.
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O
Método do Estudo de Caso
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No
estudo de caso, o foco está centrado nos estudantes e não nos professores,
que são os facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e possuem a
tarefa de estimular a participação ativa, a argumentação e o interesse dos
estudantes (GRAHAM, 2010). Berbel (2011, p. 31) assevera que os estudos de
caso permitem aos discentes “um contato com situações que
podem ser encontradas na profissão e habituá-los a analisá-las em seus
diferentes ângulos antes de tomar uma decisão”.
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PBL
- Aprendizagem Baseada em Problemas
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A
PBL é uma metodologia que faz com que os alunos interajam em suas atividades
de estudo como se enfrentassem problemas da vida real, contextualizadas com o
mercado de trabalho. Essa metodologia busca nos alunos o trabalho em equipe e
o estímulo ao desenvolvimento individual, de acordo com a necessidade de cada
estudante. Desse modo, os alunos tornam-se ativos no processo de
aprendizagem. Os docentes têm papel de destaque e são definidos como
mediadores nos diversos grupos de alunos, conhecendo seus alunos de perto e
auxiliando durante todas as problemáticas.
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Role
Play
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O Role-play é uma
Metodologia Ativa que pode ser traduzida como “dramatização”. Esta
metodologia facilita para os alunos na prática da comunicação em diversos
contextos. Consolida nos alunos uma formação teórico-prática, pois permite a
visão de forma dinâmica das atividades que acontecem no mercado.
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GVGO
– Grupo de Verbalização / Grupo de Observação
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Esta
metodologia normalmente é realizada com uma grande quantidade de alunos. Esses
alunos devem ser divididos em dois subgrupos. Um subgrupo interno (GV)
formará um círculo e um outro subgrupo externo (GO) formará um semicírculo
que ficará ao redor das extremidades da sala. Enquanto o grupo GV debate
determinado tema apresentado pelo docente, o grupo GO somente fará
observações sem realizar comentários a respeito do debate. A partir do
momento em que o grupo GV não possuir mais assuntos a debater, ele muda de
posicionamento tornando-se GO e o grupo que antes era GO se coloca como GV. O
grupo GV precisa eleger um coordenador que irá conduzir os debates realizados,
um redator para realizar anotações das conclusões do grupo e um relator para
fazer a leitura de todas as conclusões que identificaram em um terceiro
momento da atividade. O terceiro momento é caracterizado pela apresentação
dos dois grupos a respeito de suas conclusões e o docente solicita aos grupos
uma avaliação do desempenho.
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Visita
Técnica
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A visita técnica é uma
metodologia que auxilia o docente no andamento de suas aulas. Os alunos
visualizam de forma prática os conteúdos que são estudados em sala de aula.
Dessa forma, as visitas técnicas auxiliam na formação dos alunos, aliando as
questões teóricas com as práticas e, propiciam aos mesmos um aprendizado mais
significativo. Todo um roteiro precisa ser elaborado identificando: as
atividades a serem realizadas com a visita, os objetivos a serem alcançados,
os procedimentos anteriores à visita técnica, quais as atividades de campo,
quais os resultados desejados e, de que forma serão elaborados esses
resultados. Este roteiro permitirá visualizar a realidade do local a ser
visitado para a construção de atividades posteriores.
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B)
Reunião Pedagógica
B.1) Durante a
Reunião Pedagógica, a professora Ieda explanou sobre a importância da utilização
das metodologias ativas e como elas podem aprimorar o desenvolvimento do
trabalho em sala de aula, conforme alguns dos slides apresentados, a seguir:
B.2) Os
professores, separados em grupos, prepararam os Planos de Aula de acordo com o quadro abaixo:
Grupo 1 - Portos: TÉCNICA "STORYTELLING“;
Grupo 2 – Ensino Médio: TÉCNICA “AULA EXPOSITIVA
DIALOGADA“;
Grupo 3 - Metalurgia: TÉCNICA "O MÉTODO DO
ESTUDO DE CASO “;
Grupo 4 - Administração: TÉCNICA "PBL -
Aprendizagem Baseada em Problemas “;
Grupo 5 – Nutrição e Dietética: TÉCNICA "ROLE
PLAY “;
Grupo 6 – Segurança do Trabalho: TÉCNICA "GVGO
“;
Grupo 7 - Logística: TÉCNICA “VISITA TÉCNICA“.
C)
Apresentação
Cada equipe teve entre 5 e 10 minutos para elaborar a apresentação de um Plano de Aula utilizando a Metodologia Ativa definida para a equipe.
Cada equipe teve entre 5 e 10 minutos para elaborar a apresentação de um Plano de Aula utilizando a Metodologia Ativa definida para a equipe.
Portos: TÉCNICA "STORYTELLING“
Segurança do Trabalho: TÉCNICA "GVGO “
Administração: TÉCNICA "PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas “
Logística: TÉCNICA “VISITA TÉCNICA“
Metalurgia: TÉCNICA "O MÉTODO DO ESTUDO DE CASO “
Ensino Médio: TÉCNICA “AULA EXPOSITIVA DIALOGADA“
Nutrição e Dietética: TÉCNICA "ROLE PLAY “
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observou-se
que as metodologias ativas, além de permitir a autonomia estudantil, facilita aos
docentes a construção de aulas cada vez mais dinâmicas. Esse aprendizado
prático apresentou aos professores uma visão diferenciada da sala de aula atual,
onde o professor, portanto, deixa de ser o ator principal e assume uma posição
de destaque: a de mediador.
Parabéns muito bom, os jovens precisam de ter papel de protagonista, precisam de deixar de ser um sujeito passivo, cuja a função é receber e sem saber seu real papel no fazer.
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