sexta-feira, 23 de agosto de 2019




Folha de Pagamento Ampliada
  • Componente curricular: Gestão de Pessoas II
  • Curso: Técnico em Administração
  • Turmas: 2A2 e 2A3
  • Autor: Prof.ª Vera Lúcia Furquim
·         Proposta Pedagógica: Elaboração de um demonstrativo de pagamento, em formato de quebra-cabeças, para a aprendizagem dos conceitos e da legislação sobre os cálculos trabalhistas e para a interpretação da leitura de um holerite. A proposta também visa desenvolver o raciocínio lógico e crítico do aluno, na assimilação da base tecnológica ministrada.






·          Conceitos: os conceitos abordados na atividade foram:
ü Incentivos salariais; Benefícios: sociais, espontâneos;
ü Legislação e Cálculos de folha de pagamento mensal, férias, 13º salário, verbas rescisórias / Definição de Proventos e descontos: Dos proventos: adicional de insalubridade; adicional de periculosidade; adicional noturno; adicional extraordinário; repouso semanal remunerado; salário família; salário maternidade / Dos descontos: adiantamentos; contribuição previdenciária – INSS; imposto de renda; D.S.R – remuneração do dia de repouso; contribuição sindical / Regras e prazos: prazo; forma e local do pagamento; / Demais componentes: férias; 13º salário; FGTS.
  • Descrição da metodologia realizada:
Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo tem a responsabilidade de pesquisar o seu tema, assim como elaborar uma mini cartilha informativa, afim de auxiliar no momento da montagem do holerite.
Em paralelo, cada equipe deve preparar tarjetas de papel (peças) com as palavras-chave, referentes ao assunto específico de cada grupo, por exemplo: descontos, INSS, vale transporte, enfim todas as palavras que correspondem ao tema de cada grupo. Separar 4 cartolinas e encaixar uma na outra, simulando um holerite em tamanho maior. A medida que vamos montando o quebra cabeça, encaixa-se as tarjetas (peças) nos seus devidos locais. Simultaneamente, a docente explica como se faz os cálculos apropriados.


  • Resultado alcançado: Facilidade na assimilação do assunto trabalhado. A identificação da importância da leitura de um demonstrativo de pagamento na prática, como também aprendizagem necessária sobre a legislação e cálculos trabalhista.



Parabéns Professora!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oral Performance ·          Componente curricular:  Inglês Instrumental ·          Curso:  Técnico em Administração ·          Turma...