- Componente curricular: Gestão de Pessoas II
- Curso: Técnico em Administração
- Turmas: 2A2 e 2A3
- Autor: Prof.ª Vera Lúcia Furquim
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Proposta Pedagógica: Elaboração de um demonstrativo de pagamento, em
formato de quebra-cabeças, para a aprendizagem dos conceitos e da legislação sobre
os cálculos trabalhistas e para a interpretação da leitura de um holerite. A
proposta também visa desenvolver o raciocínio lógico e crítico do aluno, na
assimilação da base tecnológica ministrada.
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Conceitos:
os conceitos abordados na
atividade foram:
ü Incentivos salariais; Benefícios: sociais,
espontâneos;
ü Legislação e Cálculos de folha de pagamento mensal, férias, 13º salário, verbas rescisórias / Definição de Proventos e
descontos: Dos proventos: adicional de insalubridade; adicional de
periculosidade; adicional noturno; adicional extraordinário; repouso semanal
remunerado; salário família; salário maternidade / Dos descontos:
adiantamentos; contribuição previdenciária – INSS; imposto de renda; D.S.R –
remuneração do dia de repouso; contribuição sindical / Regras e prazos: prazo;
forma e local do pagamento; / Demais componentes: férias; 13º salário; FGTS.
- Descrição da metodologia realizada:
Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo tem a responsabilidade
de pesquisar o seu tema, assim como elaborar uma mini cartilha informativa,
afim de auxiliar no momento da montagem do holerite.
Em paralelo, cada equipe deve preparar tarjetas de
papel (peças) com as palavras-chave, referentes ao assunto específico de cada
grupo, por exemplo: descontos, INSS, vale transporte, enfim todas as palavras
que correspondem ao tema de cada grupo. Separar 4 cartolinas e encaixar uma na
outra, simulando um holerite em tamanho maior. A medida que vamos montando o quebra
cabeça, encaixa-se as tarjetas (peças) nos seus devidos locais. Simultaneamente,
a docente explica como se faz os cálculos apropriados.
- Resultado alcançado: Facilidade na assimilação do assunto trabalhado. A identificação da importância da leitura de um demonstrativo de pagamento na prática, como também aprendizagem necessária sobre a legislação e cálculos trabalhista.
Parabéns Professora!!!
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