segunda-feira, 26 de agosto de 2019




Título
  • Componente curricular: Gestão de Pessoas I
  • Curso: Técnico Administração
  •  Turma: 1EA – junho/ 2019
  • Autor: Simone Netto 
·         Proposta Pedagógica: Dramatização de entrevistas por competências.
·          Conceito:
Estimular, interpretar a captação de Recursos Humanos, elaborar e executar as entrevistas por competências;
Compreender as tendências do processo seletivo;
Identificar as diferentes técnicas de seleção de pessoas;
Acompanhar as etapas do processo seletivo.
  • Descrição da metodologia realizada:
Nessa prática foi utilizado a dramatização, na qual, os alunos em grupo realizaram encenações de entrevistas por competência, com estímulos diferentes, por vídeo, por telefone, candidatos com deficiências e presencial.

A primeira etapa foi uma aula teórica, no dia 06/06/2019, em sala de aula, onde puderam aprender os conceitos e as técnicas de entrevistas que podem utilizar para a melhor escolha dos candidatos.

Na segunda etapa, após explicação teórica, solicitei que os alunos se dividissem em grupos e utilizassem a descrição de cargo criada por eles e desenvolvessem um processo seletivo com no mínimo 10 perguntas abertas ou fechadas, utilizando a técnica por competências.




Para cada grupo estimulei um desafio, os quais foram:
ü Entrevista por vídeo;
ü Contato telefônico;
ü Presencial;
ü Encenação com candidato com deficiência.

Durante o desenvolvimento, os alunos também ensaiaram por 20 minutos. Neste período fui conversando com cada grupo, para encorajá-los e tirar as dúvidas.
No dia 13/06/19 os grupos realizaram as encenações. A cada término de apresentação, conversávamos com os pontos fracos e fortes das encenações, estimulando novas formas de expressões e vocabulários do mercado de trabalho.


Resultado alcançado.
Após a análise da observação das encenações e do diálogo com a classe, pude diagnosticar que obtive bons resultados. Em relação a eficiência, o objetivo também foi atingido. Como o perfil da maioria dos alunos, demostraram boa comunicação verbal e desenvoltura. Os alunos participaram e interagiram bem com o grupo durante a dramatização.
Apenas 5 alunos demostraram timidez, dificuldades no tom de voz e nervosismo. Para quebrar a tensão e facilitar a participação de todos, antes de iniciar as apresentações, reforcei a importância da atividade para desenvolvimento de competências e habilidades, para utilizarem no mercado de trabalho, que o melhor local para errarmos é a sala de aula, nela temos oportunidade para melhorias e deixei a critério do grupo, quem seriam os protagonistas. Para a minha surpresa todos participaram.
 Evidenciando que 94 % dos alunos tiveram bom aproveitamento, já os 6 % tiveram um aprendizado regular, pois, em classe, não conseguiram dramatizar com facilidade devido à timidez. Utilizei os critérios de desempenho: organização de ideias, comunicação verbal, participação e relacionamento com o grupo e conhecimento do conteúdo teórico. A observação direta e o diálogo evidenciaram o desempenho.

Parabéns, professora!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oral Performance ·          Componente curricular:  Inglês Instrumental ·          Curso:  Técnico em Administração ·          Turma...