Título
- Componente curricular: Gestão de Pessoas I
- Curso: Técnico
Administração
- Turma:
1EA – junho/ 2019
- Autor: Simone Netto
·
Proposta Pedagógica: Dramatização de entrevistas por competências.
·
Conceito:
Estimular, interpretar a captação de Recursos Humanos,
elaborar e executar as entrevistas por competências;
Compreender as tendências do processo seletivo;
Identificar as diferentes técnicas de seleção de pessoas;
Acompanhar as etapas do processo seletivo.
- Descrição da metodologia
realizada:
Nessa prática foi utilizado a
dramatização, na qual, os alunos em grupo realizaram encenações de entrevistas
por competência, com estímulos diferentes, por vídeo, por telefone, candidatos
com deficiências e presencial.
A primeira etapa foi uma aula teórica, no dia 06/06/2019, em
sala de aula, onde puderam aprender os conceitos e as técnicas de
entrevistas que podem utilizar para a melhor escolha dos candidatos.
Na segunda etapa, após explicação teórica, solicitei que os
alunos se dividissem em grupos e utilizassem a descrição de cargo criada por
eles e desenvolvessem um processo seletivo com no mínimo 10 perguntas abertas
ou fechadas, utilizando a técnica por competências.
Para cada grupo estimulei um desafio, os quais foram:
ü
Entrevista por vídeo;
ü
Contato telefônico;
ü Presencial;
ü Encenação com candidato com deficiência.
Durante o desenvolvimento, os alunos também ensaiaram por 20 minutos.
Neste período fui conversando com cada grupo, para encorajá-los e tirar as
dúvidas.
No dia 13/06/19 os grupos realizaram as encenações. A cada término de
apresentação, conversávamos com os pontos fracos e fortes das encenações,
estimulando novas formas de expressões e vocabulários do mercado de trabalho.
Resultado alcançado.
Após a análise da observação das encenações e do diálogo com
a classe, pude diagnosticar que obtive bons resultados. Em relação a
eficiência, o objetivo também foi atingido. Como o perfil da maioria dos alunos,
demostraram boa comunicação verbal e desenvoltura. Os alunos participaram e
interagiram bem com o grupo durante a dramatização.
Apenas 5 alunos demostraram timidez, dificuldades no tom de
voz e nervosismo. Para quebrar a tensão e facilitar a participação de todos,
antes de iniciar as apresentações, reforcei a importância da atividade para
desenvolvimento de competências e habilidades, para utilizarem no mercado de
trabalho, que o melhor local para errarmos é a sala de aula, nela temos
oportunidade para melhorias e deixei a critério do grupo, quem seriam os
protagonistas. Para a minha surpresa todos participaram.
Evidenciando que 94 %
dos alunos tiveram bom aproveitamento, já os 6 % tiveram um aprendizado
regular, pois, em classe, não conseguiram dramatizar com facilidade devido à
timidez. Utilizei os critérios de desempenho: organização de ideias,
comunicação verbal, participação e relacionamento com o grupo e conhecimento do
conteúdo teórico. A observação direta e o diálogo evidenciaram o desempenho.
Parabéns,
professora!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário