Título: Teorias da Administração e a Sociedade Atual
· Componente curricular: Administração de Marketing e Processos Comerciais.
· Curso: Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica
em Administração
· Turma: 1MA
· Autor: Professores Rommel Siqueira
Campos Cantalice e Marcos Ferreira Lui.
Proposta
Pedagógica
Atividade Interdisciplinar entre
os componentes curriculares: História, Administração
de Marketing e Processos Comerciais e
Procedimentos
e Técnicas Empresariais, objetivando
demonstrar as características, conquistas, problemas de adequação e mudanças
relativas às teorias de administração estudadas, transportando os conceitos
para os tempos atuais.
Conceitos
estudados
História (Habilidades
desenvolvidas: 2.1
Identificar características das transformações técnicas e tecnológicas; 2.2
Caracterizar impactos das técnicas e tecnologias nos processos de produção; 2.3
Caracterizar relações entre os diferentes tipos de sociedade conforme seu
desenvolvimento científico e tecnológico; 2.4 Pesquisar registros das técnicas
e tecnologias nos processos sociais; 2.5 Identificar modificações impostas
pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho), Administração de Marketing e Processos Comerciais (Habilidades desenvolvidas: 1.1 Identificar os conceitos de
Marketing; 1.2 selecionar ferramentas e/ou instrumentos adequados ao
planejamento proposto) e Procedimentos e Técnicas Empresariais (Bases
Tecnológicas: Teorias
da Administração; Revolução Industrial; Administração científica; Teoria
clássica / administrativa; Teoria da burocracia; Teoria das relações humanas;
Teoria de sistemas; Teoria das contingências; Funções da administração).
Descrição da metodologia realizada
No mundo globalizado e repleto de informações, a escola deve
disponibilizar atrativos aos alunos de modo que os mesmos consigam assimilar os
temas estudados através de propostas diferenciadas.
A dramatização na escola tem como finalidade buscar a
participação, o estimulo, convívio social, além do crescimento cultural e da
linguagem oral e corporal. Esse tipo de atividade pode ser usada em todas as
etapas do ensino e componentes curriculares.
A metodologia elencada pelos docentes foi a “Dramatização em Grupo”,
onde os alunos encenavam as formas de administração dos ambientes de trabalho,
bem como das relações sociais e profissionais, que caracterizam cada teoria
estudada, das escolas citadas e trazendo para os meios produtivos nos dias
atuais.
Resultado
alcançado
Os alunos, através da dramatização aplicada, tiveram a
oportunidade de vivenciar as condições temporais de cada escola de
administração em suas respectivas etapas e quais técnicas de marketing
possíveis adotadas na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário