quarta-feira, 4 de setembro de 2019


Gestão Financeira com Ênfase em Certificado ISO

·        Componente curricular: Gestão Financeira e Econômica
·        Curso: Técnico em Administração
·        Turma: 3EA
·        Autor: Robison Santos de Souza

·        Proposta Pedagógica: 
Estimular a tomada de decisão em um trabalho proposto, onde os alunos assumem o protagonismo da gestão das empresas. O trabalho inicia com um cronograma de atividades (duração de 03 meses) a ser aprovado. A partir de então, a classe é dividida em empresas que buscam melhorar a sua performance através de certificações da série ISO: 9.000, 14.000 e 50.001. A divisão contempla: três empresas que buscam uma das certificações acima, três empresas implantadoras e três empresas certificadoras.
A gestão financeira é discutida através de contratos de prestação de serviços, análise da disponibilidade financeira, geração de nota fiscal eletrônica de serviços e, por fim, a auditoria de conformidade para a entrega ou não dos certificados ISO.

·        Conceito: 
Função Financeira nas Empresas: comportamento financeiro da economia. Administração do capital de giro: próprio e de terceiros. Conceitos    de receitas e despesas e demonstração de resultado. Planejamento e Controle financeiro. Técnicas Orçamentárias: metodologia para a elaboração de orçamentos financeiros, quantitativos e outros.

·        Descrição da metodologia realizada:
Após a propositura do trabalho é estipulado um cronograma de atividades (com prazo de conclusão no 1º trimestre) onde, o trabalho é desenvolvido durante as aulas. Necessita-se da disponibilidade de, no mínimo, nove computadores com acesso à internet. 




Os grupos são divididos e inicia-se a criação das empresas: receptoras, implantadoras e certificadoras. Dentro desse contexto, as empresas receptoras contratam as empresas certificadoras e estas, terceirizam a parte de implantação (aculturamento das empresas receptoras).

Nota Fiscal Eletrônica – PMS

          Certificação de ISO         
                  
 ·        Resultado alcançado:
A proposta já foi trabalhada em duas ocasiões anteriores, onde percebeu-se a motivação e empenho dos alunos. Foi uma forma encontrada para cumprir as Bases Tecnológicas de forma não apenas teórica, mas colocando a mão na massa, fazendo assim com que os alunos adquiram as competências e as habilidades propostas no Plano de Curso. O cronograma deve ser seguido à risca para mostrar a importância do cumprimento de prazos.
Parabéns professor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oral Performance ·          Componente curricular:  Inglês Instrumental ·          Curso:  Técnico em Administração ·          Turma...