Gestão Financeira com Ênfase em Certificado ISO
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Componente curricular: Gestão Financeira e Econômica
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Curso: Técnico em
Administração
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Turma: 3EA
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Autor: Robison Santos de
Souza
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Proposta Pedagógica:
Estimular a
tomada de decisão em um trabalho proposto, onde os alunos assumem o protagonismo da gestão
das empresas. O trabalho inicia com um cronograma de atividades (duração de
03 meses) a ser aprovado. A partir de então, a classe é dividida em empresas que buscam melhorar a sua performance
através de certificações da série ISO: 9.000, 14.000 e 50.001. A divisão
contempla: três empresas que buscam uma
das certificações acima, três empresas implantadoras e três empresas
certificadoras.
A gestão
financeira é discutida através de contratos
de prestação de serviços, análise da disponibilidade financeira, geração de nota
fiscal eletrônica de serviços e, por fim, a auditoria de conformidade para a entrega ou não dos certificados
ISO.
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Conceito:
Função Financeira
nas Empresas: comportamento financeiro da economia. Administração do capital de giro: próprio e de terceiros. Conceitos de receitas e despesas e demonstração de
resultado. Planejamento e Controle financeiro. Técnicas Orçamentárias: metodologia para
a elaboração de orçamentos financeiros, quantitativos e outros.
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Descrição da metodologia realizada:
Após a
propositura do trabalho é estipulado um cronograma de atividades (com prazo de
conclusão no 1º trimestre) onde, o trabalho é desenvolvido durante as aulas.
Necessita-se da disponibilidade de, no mínimo, nove computadores com acesso à
internet.
Os grupos são divididos e inicia-se a criação das empresas: receptoras, implantadoras
e certificadoras. Dentro desse contexto, as empresas receptoras contratam
as empresas certificadoras e estas, terceirizam a parte de implantação (aculturamento
das empresas receptoras).
Nota Fiscal Eletrônica – PMS
Certificação de ISO
A proposta já foi trabalhada em duas ocasiões anteriores,
onde percebeu-se a motivação e empenho
dos alunos. Foi uma forma encontrada para cumprir as Bases Tecnológicas de forma não apenas teórica, mas colocando a mão na massa, fazendo assim
com que os alunos adquiram as competências e as habilidades propostas no Plano
de Curso. O cronograma deve ser seguido à risca para mostrar a importância do
cumprimento de prazos.
Parabéns
professor!!!
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