quinta-feira, 7 de novembro de 2019



Título: Teorias da Administração e a Sociedade Atual

· Componente curricular: Administração de Marketing e Processos Comerciais.
· Curso: Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração 
· Turma: 1MA 
· Autor: Professores Rommel Siqueira Campos Cantalice e Marcos Ferreira Lui. 


Proposta Pedagógica

Atividade Interdisciplinar entre os componentes curriculares: História, Administração de Marketing e Processos Comerciais e Procedimentos e Técnicas Empresariais, objetivando demonstrar as características, conquistas, problemas de adequação e mudanças relativas às teorias de administração estudadas, transportando os conceitos para os tempos atuais.


Conceitos estudados

História (Habilidades desenvolvidas: 2.1 Identificar características das transformações técnicas e tecnológicas; 2.2 Caracterizar impactos das técnicas e tecnologias nos processos de produção; 2.3 Caracterizar relações entre os diferentes tipos de sociedade conforme seu desenvolvimento científico e tecnológico; 2.4 Pesquisar registros das técnicas e tecnologias nos processos sociais; 2.5 Identificar modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho),  Administração de Marketing e Processos Comerciais (Habilidades desenvolvidas: 1.1 Identificar os conceitos de Marketing; 1.2 selecionar ferramentas e/ou instrumentos adequados ao planejamento proposto) e Procedimentos e Técnicas Empresariais (Bases Tecnológicas: Teorias da Administração; Revolução Industrial; Administração científica; Teoria clássica / administrativa; Teoria da burocracia; Teoria das relações humanas; Teoria de sistemas; Teoria das contingências; Funções da administração).



Descrição da metodologia realizada


No mundo globalizado e repleto de informações, a escola deve disponibilizar atrativos aos alunos de modo que os mesmos consigam assimilar os temas estudados através de propostas diferenciadas.
A dramatização na escola tem como finalidade buscar a participação, o estimulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Esse tipo de atividade pode ser usada em todas as etapas do ensino e componentes curriculares.
A metodologia elencada pelos docentes foi a “Dramatização em Grupo”, onde os alunos encenavam as formas de administração dos ambientes de trabalho, bem como das relações sociais e profissionais, que caracterizam cada teoria estudada, das escolas citadas e trazendo para os meios produtivos nos dias atuais.







Resultado alcançado


Os alunos, através da dramatização aplicada, tiveram a oportunidade de vivenciar as condições temporais de cada escola de administração em suas respectivas etapas e quais técnicas de marketing possíveis adotadas na época. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oral Performance ·          Componente curricular:  Inglês Instrumental ·          Curso:  Técnico em Administração ·          Turma...