terça-feira, 6 de agosto de 2019



Técnico em Portos – Gestão de Transportes em Geral
Simulação e Jogo para a Gestão de Transportes
  • Componente curricular: Gestão de Transportes em Geral
  • Curso: Técnico em Portos
  • Turma: 3º módulo – noite / Ext. prof. Zulmira Campos
  • Autora: Márcia Regina Carvalho Ferreira de Oliveira
·       Proposta Pedagógica: Alunos aprendem sobre “Redestinação de carga e transferência (transit time) de Terminais ZP MD e ME para terminais retro portuários ZS” através da simulação das atividades e realização de jogo, sobre os conceitos envolvidos.
·         Conceito:
O objetivo da atividade é, permitir ao aluno, compreender a logística de atracação dos navios em terminais de Zona Primária e a posterior redestinação dos contêineres para terminais de retro portuários de Zona Secundária.
A atividade também possibilita, ao aluno, conhecer o transit time das transferências de cargas, por meio do transporte rodoviário e assimilar a real importância e responsabilidade do cumprimento dos prazos de lead time, estabelecidos pela Receita Federal para os terminais CLIA´s e EADI´s, evitando-se assim, a cobrança de multas pelo não cumprimento dos mesmos.
·        Metodologia: baseada em simulação e Jogos
A aprendizagem baseia-se em dar significado aos conceitos estudados, permitindo aos alunos, participar da construção dos mesmos. A docente simulou as atividades previstas no assunto abordado, fazendo com que os alunos conhecessem sobre transferência de cargas, além da teoria, vivenciando-as, dentro da escola.


A utilização dos jogos na construção do conhecimento, garante uma experiência prazerosa e motivadora, podendo exigir atitudes e habilidades pessoais, tão importantes na formação do ensino profissionalizante. Parabéns professora!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Oral Performance ·          Componente curricular:  Inglês Instrumental ·          Curso:  Técnico em Administração ·          Turma...